Portaria de Reconhecimento: nº 384 de 19/03/2009
Duração: 04 anos (08 semestres) para a Habilitação de Português/Espanhol e suas respectivas Literaturas
Endereço: Rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234
Vila São Vicente, Janaúba - MG, 39440-000
Telefone: (038) 3821-3427
Objetivo do Curso
Formar profissionais com uma visão crítica sobre o ensino da língua materna ou estrangeira, através do desenvolvimento das competências de caráter humanista, lingüística e cultural e com uma sólida formação alicerçada na pesquisa educacional.
Conforme as Diretrizes Curriculares do Curso de Letras, o referido curso tem como objetivo a formação de profissionais “interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro”.
Perfil Profissional
O perfil do profissional de Letras deve ser o de professor/pesquisador, impondo-se -lhe o desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam essa formação.
Nesta perspectiva, o profissional que desejamos formar deverá ser capaz de:
– ler, analisar e criticar textos de Língua Materna e/ou Língua Espanhola e expressar-se (na oralidade e na escrita) no registro formal da língua, incluindo o domínio cultural necessário, acrescentando-se a competência comunicativa da tradução e da versão.
– entender as relações que a linguagem estabelece com os condicionantes sociais, culturais e ideológicos.
– Refletir sobre o caráter dinâmico da língua em seu processo contínuo de mudança e recriação.
– Refletir sobre fatos linguísticos e literários, inclusive, na revisão de seus próprios textos.
– Analisar textos literários, considerando o momento histórico-cultural e as relações de intertextualidade.
– Envolver-se com o processo educativo, procurando atualizar-se, constantemente, em sua área e áreas afins.
– Saber lidar com situações específicas em sala de aula, como variedade de usos linguísticos e outros.
– Buscar soluções para problemas surgidos, relativos ao objeto de sua profissão.
– Influir eficazmente nas atividades da linguagem e da literatura, propondo mudanças com base em seus conhecimentos e experiências vivenciadas.
– Perceber o aluno como um ser em formação, transmitindo-lhe os princípios fundamentais de cidadania e convivência social.
Além dessas competências e habilidades necessárias para a formação do profissional de Letras, espera-se que o licenciado neste curso esteja apto a atuar em áreas afins, com ética, dentro da multiplicidade de saberes que envolvem a sua formação e ser empreendedor nos projetos a serem desenvolvidos durante a sua atuação como educador.
Mercado de trabalho
O Curso de Letras da instituição tem, desde a sua origem, uma preocupação central com a formação de docentes, daí a modalidade Licenciatura. No entanto, se considerarmos o graduado em Letras enquanto tal, constata-se que este dispõe de um potencial genérico de atuação profissional em uma multiplicidade de campos nas áreas de língua e literatura, tanto em língua materna quanto estrangeira. De acordo com as Diretrizes Curriculares, este potencial abarca, com efeito, o trabalho com as múltiplas facetas da linguagem humana, a saber:
– O ensino – no magistério regular de níveis fundamental e médio, em cursos variados, em aulas particulares e de reforço; em língua portuguesa e/ou espanhola, literaturas portuguesa/brasileira e/ou espanhola;
– A atuação em projetos e atividades de formação continuada e capacitação de professores;
– A pesquisa – quer pela condução de uma carreira acadêmica, nas etapas superiores do mestrado e do doutorado, pelas linhas da teorização e da crítica, quer pela pesquisa aplicada, produtora de materiais de apoio às demais áreas de atuação;
– A redação – pela produção e/ou revisão de textos, editoração e secretariado;
– A tradução – e interpretação;
– Crítico literário;
– Assessor cultural;
– Consultor;
– Copydesk;
– Roteirista; entre outras atividades.